COM QUAL PINTAR ?

TINTA LÁTEX ACRÍLICA
A base de resina acrílica aumenta sua resistência, por isso é a melhor para exteriores e também a mais cara. Fácil de limpar, faz sucesso dentro de casa. Use em concreto, fibrocimento, reboco, massa acrílica, gesso, telhas e textura. Acabamentos: fosco, semibrilho e acetinado.

TINTA LÁTEX PVA
A base de acetato de polivinila (PVA). Deixe-a para interiores, pois não resiste tanto às intempéries. Tem boa relação custo-benefício. Num nível médio de durabilidade e preço, há as tintas vinil-acrílicas, com características parecidas.

TEXTURA ACRÍLICA
Não é tinta, mas uma massa (colorida ou não) que permite efeitos decorativos em exteriores e interiores.

ESMALTE SINTÉTICO
Ideal para madeira e metal, tem bom alastramento e boa aderência. Os de dupla função servem como fundo protetor contra a corrosão. Opte pelos acabamentos brilhantes e semibrilho para exteriores.

VERNIZ
A base de solvente, cria sobre a superfície uma película que, com o tempo, pode trincar. Aqueles com filtro solar resistem mais ao sol. A maioria usa resina alquídica. As exceções trazem a origem no nome, como o verniz poliuretânico, à base de resina de poliuretano.

STAIN
Penetra na madeira, transformando-se numa proteção flexível, hidrorrepelente e fungicida.

RESINA ACRÍLICA
Impermeabilizante incolor e brilhante para concreto, pedra, telhas de barro, tijolos aparentes e cimentados. Tem secagem rápida e bom rendimento.

TINTA EPÓXI
De base sintética, soma dois componentes, misturados na aplicação, feita por um pintor, de preferência. Com alta resistência à umidade, serve para paredes e pisos de concreto, reboco, azulejo, metal e madeiras não resinosas.


PARA PROTEGER O EXTERIOR

TELHADOS
Merecem tintas acrílicas de uso específico, que formam um filme brilhante de alta rigidez e aderência, impedindo a formação de limo e o escurecimento. Também aceitam esmaltes sintéticos para cerâmica e resina acrílica.

CANOS E CALHAS DE PVC
Quem não quiser deixar essas instalações na cor original deve optar pelo esmalte sintético, resistente à umidade e ao sol.

LAJES, MARQUISES, TERRAÇOS E COBERTURAS DE CONCRETO
Pedem tinta acrílica, que protege das intempéries. Mas ela deve ter grande elasticidade para acompanhar os movimentos de dilatação e retração sob qualquer mudança de temperatura. Isso evita possíveis infiltrações de água.

FACHADAS
Os produtos variam conforme a superfície.

• DE ALVENARIA: Tinta acrílica de alta resistência, flexível (tinta premium), com proteção solar e à maresia (tinta para uso litorâneo). Invista nos acabamentos acetinado e semibrilho. A textura acrílica é outra opção: hidrorrepelente e elástica, da cor e impermeabiliza a área pintada.

• DE MADEIRA: Escolha esmalte ou verniz sintéticos, além de stain, todos com acabamento brilhante.

• DE TIJOLOS À VISTA E PEDRAS: Aplica-se verniz sintético ou resina acrílica, que são impermeabilizantes incolores.

MUROS
Se forem de tijolos à vista, aplique verniz sintético ou resina acrílica. De modo geral, os acabamentos destinados às fachadas funcionam nessas áreas. Conte, também, com as tintas antipichação, que acompanham um removedor. Ele retira a sujeira, desde que a superfície tenha sido pintada com esmalte correspondente.

PORTAS, JANELAS E PORTÕES
Os produtos variam de acordo com o material a ser pintado.

• DE METAL: Esmalte sintético e tinta epóxi, que têm alta resistência à umidade e à abrasão, além de dificultar a aderência de sujeira. Nos acabamentos brilhante e acetinado.

• DE MADEIRA: Esmalte sintético, verniz ou stain.

PISOS
Tintas acrílicas formuladas especialmente para varandas, garagens, calçadas e quadras têm grande resistência à abrasão e às variações climáticas. É por isso que resistem ao vai-e-vem de pessoas e veículos. Em pisos cimentados e de pedra, dê preferência à resina acrílica.

DECKS
Vernizes e stain evitam rachaduras e trincas nas tábuas. Ainda protegem a madeira de envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração, pois repelem a água e combatem a formação de fungos.

PISCINA E CAIXAS-D'ÁGUA
A pintura interna de tanques de concreto e de fibra exige tintas impermeáveis e com composição química que permita o contato direto com água potável. Utilize esmaltes epóxi ou poliuretânico.


O QUE VAI BEM DENTRO DE CASA

TETOS
Quem já pegou um rolo ou pincel e se arriscou a pintar o teto de casa sabe o quanto é desconfortável. Pensando nisso os fabricantes criaram produtos acrílicos com melhor cobertura e mínimo respingamento, próprios para esse tipo de área.

TETOS DE AMBIENTES MOLHADOS
As tintas acrílicas formuladas para essa situação resistem mais à umidade do que as comuns. Sua composição leva uma quantidade maior de fungicidas e algicidas, que evitam o crescimento de mofo – mas não acabam com fungos preexistentes.

FORROS DE MADEIRA
Utilize esmaltes sintéticos, vernizes e stain para proteger o acabamento. Se o ambiente for muito úmido, prefira aqueles com ações hidrorrepelente e fungicida reforçadas.

PAREDES DE ALVENARIA
Texturas dividem espaço com tintas acrílicas nas mais variadas cores. Últimas novidades em termos de acabamento, o glaze dá efeito texturizado – e muitas vezes metalizado – a paredes e o gel as deixa com visual envelhecido. Em áreas internas, o látex PVA e o vinil-acrílico também são bem-vindos.

LAMBRIS

• DE MADEIRA: Invista em stain, esmaltes sintéticos e vernizes.

• DE GESSO OU POLIURETANO: Há quem use látex PVA, porém o mais indicado é mesmo tinta acrílica.

PISOS
Assim como na área externa, dentro de casa também se sugere o uso de tintas acrílicas específicas. Em superfície de pedra, cimento, tijolo aparente e concreto, vá de resina acrílica ou esmalte epóxi. Lembre-se de que este último, apesar de facilitar a limpeza diária, tem aplicação mais trabalhosa.

PAREDES DE BANHEIRO, COZINHAS E LAVANDERIAS
Os azulejos aceitam pintura com esmalte epóxi e poliuretânico. Hoje já existem algumas tintas à base de resina acrílica desenvolvidas especificamente para essa finalidade.


ACABAMENTOS

Escolha o visual conforme a necessidade.

FOSCO
É melhor se a superfície tiver pequenas imperfeições, pois não aparenta tanto. Poroso, não aceita muita lavagem nem é recomendável em corredores e áreas sujeitas a atrito.

ACETINADO
Vai bem em interiores e fachadas, pois tem textura aveludada.

SEMIBRILHO E BRILHANTE
Tornam o filme mais resistente, por isso são ideais para fachadas e superfícies ao ar livre. Mais laváveis. Quanto mais brilhante a tinta, mais difícil retocá-la.


QUALIDADE DA PINTURA

A qualidade da pintura de qualquer superfície depende basicamente de 3 (três) fatores, a tinta em si, a preparação da superfície e a aplicação. Esses fatores são igualmente importantes para se conseguir o resultado ideal, a falta de qualidade em algum deles pode prejudicar de forma bastante grande o resultado final.

TINTA
Tem que ser fabricada com a melhor tecnologia e o máximo de qualidade, tem que resistir ao ambiente e cumprir com a finalidade para a qual foi formulada.

PREPARO DA SUPERFÍCIE
Deve ser bem feito, incluindo limpeza completa com remoção de materiais estranhos ou contaminantes da superfície, devendo proporcionar condições adequadas para a pintura.

APLICAÇÃO DAS TINTAS
Deve ser com equipamentos adequados e por pessoa treinada, utilizando as melhores técnicas para cada local.