EFEITOS DA COR



EFEITO FÍSICO DA COR
Uso da capacidade de absorção/reflexão de superfícies coloridas.

EFEITO FISIOLÓGICO
O organismo humano reage inconscientemente frente às cores, sobretudo em situações experimentais (de laboratório de pesquisa), com efeito sobre frequência da respiração, pressão sanguínea, etc.

No caso em que o campo visual seja ocupado por um estímulo dominante, geram-se inevitavelmente pós-imagens. Este fenômeno chama-se contraste sucessivo. Exemplo, uso do tom "verde-turquesa" em salas de cirurgia para neutralizar as pós-imagens provocadas pelo sangue.

Efeito sinestésico. Correlação entre a percepção pertencente a um sentido e a percepção de outro sentido. A cor em si não causa sensações acústicas, táteis, etc.; porém as cores são denominadas como cores quentes, frias, pesadas, gritantes, etc.

EFEITO PSICOLÓGICO
Associação entre uma percepção cromática com outras experiências e/ou significados. Exemplo, a cor "rosa" é associada em determinado contexto cultural como "feminina".


Cada indivíduo reage de diferentes formas a determinada cor, dependendo de sua intensidade, luminosidade e saturação. Entretanto os psicólogos estão de comum acordo quando atribuem certos significados a determinadas cores para quem vive dentro da uma cultura.



BRANCO

Simboliza a luz, e nunca é considerado cor, pois de fato não é.
Se para os Orientais é a morte, o fim, o nada, representa para nós Ocidentais o nascimento, a força positiva e a alegria.
Sua cor transmite e remete a paz, a calma e a inocência, também associado ao infinito e ao frio.
Revelando pureza, sinceridade e verdade, repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais, equilibrando a aura e facilitando o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior e a sensação de proteção.
Sua luz traz todas as cores, iluminando e transformando, representando o amor divino, estimulando a humildade e a sensação de limpeza e claridade.
Cor ótima para qualquer ambiente, contudo se o local for totalmente branco pode resultar em sensação de tédio e monotonia.
Sua aplicação faz alargar os espaços, dissipando a opressão dos cômodos acanhados, podendo ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.
O nome Branco deriva do Franco "Blank", claro, branco e brilhante, substituindo o Latim "Albus" de mesmo significado, nos deixando palavras como alvo e alvejante.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Batismo, casamento, cisne, lírio, primeira comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia, estabilidade.



PRETO

Cor do mistério, expressivo e angustiante ao mesmo tempo.
Está associado à idéia de morte, de luto e de terror, porém sua cor transmite introspecção, favorecendo a auto-análise e significando também dignidade.
Alegre quando combinado com certas cores, tendo às vezes a conotação de nobreza, luxo e seriedade.
É a cor do poder, preponderantemente masculina, ao qual transmite a sensação de hombridade, elegância e distinção, podendo também sugerir silêncio.
Foi considerado símbolo de sobriedade e sofisticação a partir da década de 20, quando a estilista "Coco Chanel" lotou os salões de festa mundo afora com essa cor, hoje continuando sendo uma cor “coringa” na moda.
O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo, por isso na verdade, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto.
É a “não” cor, ausente de vibração, poís é cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor.
Do Latim “Pressus”, apertado, denso, comprimido, de “Premere”, apertar, espremer, expressa a noção de que se trata de uma cor onde exista muitos ou todos os pigmentos.
É indicado para detalhes de acabamento ou objeto, poís pode deixar o ambiente muito escuro, a não ser que esta seja a real intenção.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Sujeira, sombra, enterro, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas escondidas.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor, intriga.



CINZA

Simboliza a posição intermediária entre a luz e a sombra.
Não interfere junto às cores em geral.
Pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida, poís algo que se tornou cinzento nem sempre é visto de forma positiva, pelo fato de que o termo é comumente usado para expressar morbidez e falta de vigor, exemplo um tempo nublado, como o céu sempre acinzentado que não é amplamente desejado pelas pessoas.
Sua cor é a expressão da neutralidade, símbolo da indecisão e da ausência de energia.
Quanto mais sombrio, mais expressa desânimo e monotonia, porém se bem utilizado, oferece equilíbrio e flexibilidade por estar entre o preto e o branco.
Cinza deriva do Latim “Ciniz”, material sobrado de um processo de combustão, cinzas.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carência vital.



VERMELHO

É a cor da brasa, do fogo consumado em ardência, da paixão, do sentimento, do entusiasmo e dos impulsos, é quente, ativa e estimulante, significando conquista e liderança.
Representa o amor, o desejo, mas também o orgulho, a violência, a agressividade e o poder.
Nos tons escuro ou bordô, significa elegância, requinte e sofisticação.
É exaltante e até enervante quando usado em excesso, transbordante de vida, agitação, força, virilidade, masculinidade e dinamismo.
O vermelho torna a pessoa vez agressiva e briguenta, poís é o símbolo do perigo, do sangue, da destruição, raiva, guerra e combate.
Simboliza também cor de aproximação, de encontro, associado a sorte, felicidade e fama na Cultura Chinesa.
Acelera a pressão arterial e o ritmo respiratório, convidando à ação e evocando a sensualidade.
Cor que fortalece o corpo e que dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade e senso de auto-estima, devendo ser usado antes das refeições por quem tem problemas digestivos e circulatórios.
Ajuda a combater o estresse e a falta de energia, indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.
O vermelho deriva do Latim “Vermis”, verme, pequeno animal, e tem relação com a época em que se fazia a extração de pigmento vermelho de moluscos ou de cochonilhas, desta se extraindo uma substância escarlate, o carmim, ao qual chamamos a cor de carmesim, do Árabe “Qimezi”, vermelho bem vivo.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, ferida, rochas vermelhas, conquista, masculinidade.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, alegria, comunicação, extroversão.



LARANJA

Corresponde ao vermelho moderado.

Simboliza o flamejar do fogo.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Outono, laranja, fogo, pôr do Sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor.



AMARELO

Simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções.

É a cor dos geminianos, regidos por Mercúrio, o Deus da Comunicação.

Estimula a cordialidade, o bom humor, a alegria, desperta a inteligência, a criatividade, o que o torna uma boa escolha para espaços de criação.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topázio, verão, limão, chinês, calor de luz solar.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa.



VERDE

Simboliza a faixa harmoniosa que se interpões entre o céu e o Sol. Cor reservada e de paz repousante. Cor que oferece o desencadeamento de paixões.

Pontua o equilíbrio entre as cores quentes e as cores frias (originário da mistura do amarelo e azul), entre introversão e extroversão.

Representa a saúde incondicional.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Umidade, frescor, diáfano, primavera, bosque, águas claras, folhagem, tapete de jogos, mar, verão, planície, natureza.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Adolescência, bem estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranqüilidade segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, ciúme.



AZUL

É a cor do céu sem nuvens, dando a sensação de movimento para o infinito.

Nas mais diversas culturas, é a cor da alma, ela alarga a visão e instiga à busca da verdade interior.

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, feminilidade, águas tranqüilas.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Espaço, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, medição, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.



ROXO

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Noite, janela, igreja, aurora, sonho, mar profundo.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.



MARROM

ASSOCIAÇÃO MATERIAL
Terra, águas lamacentas, outono, doença, sensualidade, desconforto.

ASSOCIAÇÃO AFETIVA
Pesar, melancolia, resistência, vigor.


BRILHANTES - Ouro, Prata e Cobre

Enquanto reluzem, estas cores atuam beneficamente, sempre ligadas ao que há de mais nobre.

- O Dourado representa luxo, poder e requinte e reflete o que é eterno. Sob o seu brilho, os sentimentos negativos e destrutivos recriam-se e renascem como sentimentos saudáveis. Que o digam os leoninos, atraídos como ímãs pelo que reluz e aquece como ouro.

- O Prata nos leva à reflexão, é o símbolo da lua. Como ela, o metal não tem luz própria, mas, uma vez polido, como brilha! É o caminho da harmonia.

- O Cobre é quente, na Mitologia Grega tem doce ligação; trata-se do metal relacionado a Afrodite, a Deusa do Amor. Estimula a atenção dos distraídos, desarma os nervos e conduz ao diálogo e à paz.