COR



As cores são qualificações da luz, derivadas das refrações ou das reflexões dos corpos naturais (como se acredita geralmente), são propriedades originais e inatas que diferem em raios diferentes. Alguns raios tendem a apresentar uma cor vermelha e nenhuma outra, outros uma cor amarela e nenhuma outra, outros uma cor verde e nenhuma outra, e assim por diante. Não há apenas raios próprios e particulares às cores mais dominantes, e sim a todas as suas gradações intermediárias. "Newton - Ótica"

As cores são ações e paixões da luz. Nesse sentido, podemos esperar delas alguma indicação sobre a luz. Na verdade, luz e cores se relacionam perfeitamente, embora devamos pensá-las como pertencendo à natureza em seu todo; é ela inteira que assim quer se revelar ao sentido da visão. "Goethe - Doutrina das cores"

Desde os primórdios do homem, as cores estão presentes modificando seu cotidiano, dando vida a formas e exalando emoções. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto.

As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada uma cor damos um valor-peso, mas é somente um peso psicológico.

A cultura agrega significados ao que se vê. Há cores que se tornam sagradas para alguns povos e não para outros. Também há o fato de que as pessoas manipulam as cores só de nomeá-las.

Batizadas de verde-limão, amarelo-ouro e assim por diante, são enquadradas em classificações que facilitam a lembrança, mas que não deixam de ser um tipo de limitação.

O Brasil tem seu repertório cromático, tropical e ensolarado. Essa necessidade de diferenciar o laranja do abóbora é uma característica daqui, que não faz muito sentido para um Parisiense.

Cores, além de tudo, alternam significados de acordo com o lugar, a época e a circunstância. O branco é geralmente pensado como uma referência absoluta. Mas os esquimós têm incontáveis nomes para identificá-lo já que percebem facilmente suas variações.

Cor Primária ou Geratriz é cada uma das três cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.

Cores Quentes são o vermelho e o amarelo, e as demais cores em que eles predominem.

Cores Frias são o azul e o verde, bem como as outras cores predominadas por eles.



POSSÍVEIS USOS DA COR

UNIFICAR
Diferenças formais são compensadas pela cor. A cor unifica os componentes, transformando-os em componentes pertencentes a um grupo. Exemplo, sistema de produtos de uma empresa com determinada imagem visual.

DISTINGUIR
Figuras/formas idênticas são diferenciadas pela aplicação de cores. Exemplo, a bandeira da Itália e da França são idênticas em sua estrutura formal (geometria), porém se diferenciam através da cor.

CAMUFLAR
Assimilar uma figura/forma a um contexto (fundo). Este efeito é o contrário do contraste. Baseia-se na minimização ou diminuição, ou, até eliminação de contrastes.

CHAMAR ATENÇÃO
Sinalizar/enfatizar uma forma/figura pelo contraste com o seu contexto.

ESTRUTURAR
Enfatizar a estrutura diferenciada de formas/figuras num contexto.

CODIFICAR
Por meio de convenção liga-se determinada cor com um significado específico.

INDICAR
Fenômenos físicos são representados pela cor utilizada como signo sintocromático.

SIMBOLIZAR
Uso sócio-cultural da cor para representar determinados atributos.

ESTILIZAR
Exagerar ou quebrar o uso convencional de cores.