DEFINIÇÃO DE TINTA



Antes de explicar o conceito de tinta é importante lembrar que estamos nos referindo à tintas de revestimento, e não à tintas gráficas. Esses tipos de tintas são bem distintos.

Normalmente as tintas de revestimento são classificadas como:

* Tintas Imobiliárias/Arquitetônicas
* Tintas para Automóveis e Veículos Automotores (tintas originais e para repintura)
* Tintas Industriais

A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, é uma preparação, geralmente na forma líquida, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície ou substrato, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar.

Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz . Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.

A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas, portos, aeroportos e outros.

De acordo com a superfície na qual vai ser aplicada, a pintura tem finalidades diferentes:

ALVENARIA
A pintura evita o esfarelamento do material, a absorção da água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento de mofo entre outros.

MADEIRA
Além do embelezamento, a tinta na madeira contribui para impedir a absorção de água e umidade pelo material, o que leva a maior durabilidade do mesmo.

METAL FERROSO – AÇO-CARBONO
Atualmente a pintura é a solução mais utilizada para o combate à corrosão nestes materiais.

METAL NÃO FERROSO
Assim como em todos os outros, a pintura é utilizada para colorir e decorar esses materiais.




COMPONENTES BÁSICOS DA TINTA

RESINA
É a parte não-volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim, por exemplo, temos as tintas acrílicas, alquídicas, epoxídicas, etc.

Tintas industriais utilizam uma variedade bastante grande de resinas e sua escolha é feita em função do tipo de substrato, da forma de aplicação, do método de cura ou secagem, etc.

Antigamente as resinas eram a base de compostos naturais, vegetais ou animais. Hoje em dia são obtidas através da indústria química ou petroquímica por meio de reações complexas, originando polímeros que conferem às tintas propriedades de resistência e durabilidade muito superior às antigas.

PIGMENTO
Material/partículas sólida finamente dividida e insolúvel no meio. Utilizado para conferir cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em dois grupos, ativos e inertes.
Os pigmentos ativos (coloridos) conferem cor e poder de cobertura à tinta, e os inertes também chamados de cargas (não-coloridos e anticorrosivos) conferem proteção aos metais se encarregando de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características.

ADITIVO
Ingredientes compostos geralmente em pequena quantidade que, adicionado às tintas, proporciona e confere características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizado para auxiliar nas diversas fases da fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes, como secantes, anti-sedimentantes, fungicidas, bactericidas, aromas, niveladores, antipele, antiespumante, etc.

SOLVENTE
Líquido volátil, também chamado de "Diluente", geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina possibilitando apresentar sempre a mesma viscosidade e forma líquida. São classificados em solventes aditivos ou verdadeiros, latentes e inativos.




CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DAS TINTAS

A qualidade de uma tinta é dada pela análise de 8 (oito) itens:

ESTABILIDADE
Diz da propriedade que o produto deve ter em manter-se inalterado durante o seu prazo de validade.

COBERTURA
É a capacidade do produto em ocultar a cor da superfície em que for aplicado. Alertamos que a diluição interfere diretamente na cobertura, razão pela qual deve ser feita exatamente como indicada (o item cobertura não se aplica aos vernizes).

RENDIMENTO
Definido pela área que se consegue pintar com um determinado volume de tinta.

APLICABILIDADE
Corresponde à facilidade de aplicação. Em uma aplicação convencional, não podem ocorrer respingamento e/ou escorrimento da tinta.

NIVELAMENTO
Propriedade de formar uma película uniforme, sem deixar marcas de aplicação.

SECAGEM
Processo pelo qual uma tinta líquida se converte em película sólida.

LAVABILIDADE
É a qualidade que a tinta deve ter em resistir à limpeza com produtos de uso doméstico sem afetar a integridade da película.

DURABILIDADE
Significa a resistência que a tinta deve ter sob a ação das intempéries (sol, chuva, maresia, etc).

É importante ressaltar que tais características variam de acordo com o produto. Linhas diferentes de tinta têm variadas finalidades e se acordam com o local de aplicação.